artigo-8-respostas-marketing-digital-ok

Marketing Digital: 8 respostas para pequenos empreendedores

Marketing Digital para empreendedores é um conjunto de atividades que tem como meta atrair novos negócios, converter e engajar clientes, criar relacionamento e posicionar bem a marca no ambiente online.

Mesmo que você não entenda nada ou pouco do assunto, é essencial que aproveite o potencial do Marketing Digital para seu negócio se destacar no mundo digital.

Dessa maneira,  abordarei aqui  perguntas e respostas sobre Marketing Digital para pequenos empreendedores.

Marketing Digital para empreendedores: a importância da presença digital do seu negócio

Você é um pequeno empreendedor ou está querendo investir em algo físico ou online?

Quer saber o que pode fazer para o seu negócio ter presença digital, agregar valor ao seu empreendimento e atrair mais clientes de uma forma descomplicada e que gere relacionamento?

Então, acompanhe tudo por aqui.

É fato que você precisa entender muito bem do seu negócio, ter definido o seu objetivo, saber qual o seu público alvo, conhecer seus concorrentes… Isso está claro para qualquer empreendedor, certo?

Além disso, seu negócio também necessita de uma presença digital.

Mas você não sabe exatamente como fazer isso, certo? Quer saber como e por quê? Vou te responder agora.

O seu cliente está na Internet

É aqui que entra o Marketing Digital para os empreendedores.

O marketing Digital utiliza o conteúdo (através de vários canais e formatos) para construir um bom relacionamento com o seu público, atraindo e melhorando o engajamento de uma marca. Negócios pequenos podem e devem se beneficiar dessa estratégia para ter uma presença digital.

Philip Kotler, cientista do marketing e professor universitário, define que estamos no estágio do Marketing, versão 4.0. No seu livro, Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital, ele fala da necessidade do marketing ser centrado no ser humano, tendo como objetivo humanizar as marcas e destaca o Marketing de Conteúdo a fim de gerar conversa entre clientes.

Você deve estar se perguntando:

Mas por qual razão meu pequeno negócio precisa de marketing digital?

Primeiramente, a forma de divulgar e consumir bens e serviços mudou.

Antes, essa divulgação acontecia nos meios de comunicação tradicionais como rádio, jornal e televisão por meio de peças publicitárias. Hoje, essa comunicação está presente de uma forma mais próxima do cliente através das mídias digitais, trazendo oportunidades para os empreendedores e o que é melhor, os investimentos são baixos.

Então, seu negócio só tem a se beneficiar estando presente com bons conteúdos no universo digital.

Certamente, o seu público está na Internet, no Brasil são mais de 120 milhões de internautas de acordo com a pesquisa do IBGE, divulgada em 2018. Isso quer dizer que ⅔ da população brasileira possuem conexão com a Internet, ou seja 69,8%.

Então, que tal gerar relacionamento com este público? Veja as dicas abaixo.

8 dicas de como você, empreendedor, pode usar o Marketing Digital no seu negócio

1. Quem é a sua persona?

Assim, vou te dar um exemplo.

Malu é proprietária de uma pequena confeitaria: Malu docinhos e salgados. De tal forma que ela atende os clientes no estabelecimento e vende os produtos por encomenda, também. Ela vende brigadeiros, bolos, cupcakes, docinhos e salgados diversos para comemorações. Certamente, ela já tem em mente quem é a sua persona.

Em resumo, a  persona de Malu docinhos e salgados é a seguinte: Sônia, 35 anos, médica, mãe de Matheus (5 anos) e Luíza (8 anos). Ela trabalha o dia todo e no final de semana tenta aproveitar os momentos com a família e gosta das praticidades da vida.

Já que Malu identificou quem é a sua persona, tendo como base os clientes que possui, fica mais fácil ela saber qual linguagem utilizar nas mídias sociais e que canais usar para se comunicar com o seu público.

E então, que tal pensar em construir a sua persona?

2. O que você, empreendedor, vende?

Se você trabalha com produtos ou serviços, você já sabe o que vende, certo?

No entanto, você pode ir além. Vou te dar o exemplo de Joana que é dentista e tem uma clínica odontológica: Joana Odontologia especializada.

Joana vende serviços, como: tratamento de cárie, ortodônticos, implantes dentários, canal…

Mas ela vende além disso: ela proporciona sorriso, alegria e bem-estar para seus clientes.

Então, o que de fato você vende? Não pense só no produto especificamente, mas sim, no que ele proporciona. Em síntese, qual o benefício do seu produto ou serviço?

3. Onde está o seu público?

Sem dúvida, você precisa saber geograficamente onde seu público está localizado. Ele está na mesma cidade da sua empresa? No seu estado? No Brasil? Fora do país?

Através de estudos, pesquisas e questionários você pode ter essas respostas.

É importante saber disso para planejar as estratégias de comunicação no momento de selecionar o canal e a linguagem que serão trabalhados nas mídias.

4. Qual é a mídia digital que o seu  público usa?

Aqui é importante você saber qual ou quais mídias o seu público está presente. Veja algumas delas.

  • Sites;
  • Blogs;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • Youtube;
  • Pinterest;
  • Emails.

Com base nas mídias mais utilizadas pelo seu público e de acordo com o seu objetivo de comunicação, você pode planejar os conteúdos adequados para cada uma delas.

É importante lembrar que cada mídia tem suas características próprias e sem dúvida, isso deve ser levado em consideração na hora de escolher o canal adequado.

5. Além das redes sociais, onde o seu negócio pode ser encontrado no meio digital?

Uma das formas de se encontrar é nos mecanismos de busca, como o Google. Você, certamente, procura por algo ou alguma empresa no Google, verdade?

Desse modo, é importante ter conteúdos digitais que possam ser facilmente encontrados: Google meu negócio, sites e blogs são algumas das indicações.

6. Seu negócio tem que estar presente em todos os canais?

Não. É necessário estudar o objetivo do seu negócio e por qual razão você vai produzir conteúdos para determinadas mídias. No entanto, utilize mais de um canal para divulgar a sua marca.

Sendo assim, é importante diversificar a comunicação e não ficar restrito a um único canal de comunicação.

7. Qual é o melhor canal onde o seu  negócio pode estar presente nas mídias digitais?

Vai depender do seu tipo de negócio, onde o seu público está e qual o seu objetivo.

Lembra do exemplo que eu te dei da dentista Joana? Vou te explicar quais os canais de comunicação que ela usa.

Ela usava os canais Instagram, Facebook e Whatsapp para se comunicar com os seus clientes. Porém, sentiu necessidade de gerar mais conteúdo para seus clientes explicando cada tipo de serviço que faz no seu consultório através de textos, então, ela agora também tem um site com um blog.

Dessa forma, você percebe que o canal a ser selecionado depende do objetivo de cada empreendimento e é preciso de análise e estratégias específicas?

8. Que conteúdos produzir nas mídias digitais para o seu negócio?

O ideal é que você tenha estratégias, calendário editorial e de conteúdo e planejamento e sem dúvida, use técnicas do marketing de conteúdo para saber exatamente o que produzir e qual formato utilizar nos canais de comunicação.

Textos, vídeos, imagens, áudios devem ser cuidadosamente estudados para passar uma imagem positiva da sua empresa e gerar engajamento com a audiência.

Uma dica, não forneça apenas conteúdo com o objetivo de vender, produza conteúdos educativos e informativos relativos ao seu segmento e consequentemente o cliente terá interesse na compra do seu produto ou serviço. Antes do seu cliente comprar, é preciso que você o conquiste.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado.

Está claro que você precisa ficar mais próximo do seu cliente, educar o seu público, vender o seu produto/serviço através das mídias digitais e ter uma presença digital expressiva?

O Marketing Digital existe para ajudar a sua empresa e você não pode perder essa oportunidade, não é mesmo?

Agora, você pode colocar essas dicas em prática no seu negócio.

Ainda ficou em dúvida? Entra em contato comigo que eu tenho o maior prazer em te ajudar. 

Compartilhe esse post:

Utilizamos cookies para aprimorar sua navegação  e garantir a melhor experiência no nosso site.