Sua empresa precisa de uma comunicação digital ou tradicional?
Comunicação digital/comunicação online e tradicional, conheça o que é comunicação e como ela é importante na sua empresa.
A comunicação é algo complexo e está muito além de um emissor, receptor, mensagem e canal a ser utilizado.
Acompanhe tudo por aqui e então você poderá saber se sua empresa precisa de uma comunicação digital ou tradicional.
Sendo assim, existem vários conceitos para o termo comunicação, e no mundo ocidental ela está presente desde o século V aC.
Então, já dá para imaginar que a comunicação mudou bastante.
Um dos conceitos do Dicionário da Comunicação para o significado de Comunicação é: “palavra derivada do latim communicare, cujo significado seria tornar comum, partilhar, repartir, associar, trocar opiniões, conferenciar. Implica participação, interação, troca de mensagens, emissão ou recebimento de informações novas”.
Deu para perceber que comunicação é troca de mensagem, participação, repartir, trocar opiniões. Parece tudo tão fácil… Mas será que está acontecendo essa comunicação no seu negócio, na sua empresa?
Comunicação digital – mais interação
Sem dúvida, a comunicação passou por várias fases, transformações e problemas: isso é fato.
Sempre que um novo meio de comunicação surge, as transformações vêm naturalmente como consequência.
Então, calma, que essas transformações acontecem no seu dia a dia e na sua empresa, também.
Por muito tempo, as empresas só podiam divulgar seus produtos e serviços nos meios de comunicação tradicionais como rádio, jornal e televisão e o custo era muito elevado. Concorda?
Mas isso mudou e agora o empreendedor pode difundir o seu negócio nas plataformas digitais através de sites, blogs e redes sociais, como: Twitter, Instagram, Facebook, Youtube, entre outros.
E o melhor, com a comunicação digital a interação acontece. Isso é bom para o seu cliente e o seu negócio.
Nesse sentido, vamos entender o que é comunicação offline e online e depois ficará mais claro decidir qual é a comunicação que você precisa para seu empreendimento.
O que é comunicação offline/tradicional?
Resumidamente, a comunicação off line/tradicional é a forma de se comunicar através de um meio que não seja digital.
Praticamente, todos os meios de comunicação que existiam antes do surgimento da internet são considerados tradicionais.
Mesmo com o surgimento da comunicação online, as mídias tradicionais têm relevância no planejamento e estratégia de comunicação das empresas.
Exemplos de canais de comunicação offline que podem ser usados no seu negócio:
- Outdoor;
- Jornal Impresso;
- Revista Impressa;
- Folder, panfleto, cartão de visita;
- Livros;
- TV;
- Rádio;
- Banner.
Sem dúvida, todos os meios acima possuem linguagens e estratégias específicas de comunicação que podem ser úteis ao seu negócio, dependendo da necessidade.
Empresa utilizando a televisão como canal de comunicação tradicional
- Vamos te dar um exemplo: uma loja de departamento, do segmento de moda, divulga na televisão uma campanha publicitária para o Dia das Mães em horário nobre para todo o país.
Nesse caso, procurou-se atingir todas as mães do país ou filhos que querem presentear as mães. É uma campanha abrangente, porém pode-se ter um resultado excelente na televisão que é considerado um meio de massa, atingindo, assim, um grande público.
O que é comunicação digital?
Primeiramente, pode-se dizer que toda comunicação divulgada na internet é uma comunicação online/digital. Desta maneira, para uma comunicação ser online, é preciso que haja conexão com a internet e tem que ser pensada para esse propósito.
A comunicação digital está presente na Web, redes sociais e dispositivos móveis, sendo assim, as estratégias de comunicação também são desenvolvidas para o ambiente online.
Sem dúvida, o engajamento e o relacionamento são algumas das características da comunicação digital.
Para que haja um bom resultado, é de extrema importância a realização de um trabalho utilizando o Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo.
Só para exemplificar, veja alguns dos canais de comunicação online que podem ser usados no seu negócio:
- Sites;
- Blogs;
- Instagram;
- Facebook;
- Twitter;
- Youtube;
- Pinterest;
- Email Marketing.
Empresa utilizando as redes sociais como como canais digitais de comunicação
Imagine que uma empresa precisa se comunicar com um público jovem para divulgar uma nova série/cinema que será lançada em uma plataforma digital. Então, usa-se as redes sociais para atingir o público ideal.
Empresa utilizando site/blog como canais digitais de comunicação
Um outro exemplo, Carla é fisioterapeuta e tem uma clínica de estética. Ela já usa as redes sociais para o seu negócio. No entanto, muitos clientes ficavam em dúvida qual o melhor procedimento estético para fazer.
Sendo assim, ela resolveu criar um site e um blog e disponibilizar várias informações nos formatos de textos e vídeos mais explicados e detalhados sobre os serviços que oferece.
Então, percebeu que para escolher a melhor forma de se comunicar com o seu público, tudo depende de cada situação, do momento e necessidade do seu negócio? Com toda certeza, com a sua empresa, também é assim.
Quando se tem boas estratégias de comunicação, você pode educar o seu público. A comunicação digital permite que isso seja feito de uma maneira dinâmica.
Em 1999, o estudioso da comunicação, Manuel Castells, escreveu no seu livro A sociedade em Rede que o novo meio, a Internet, estava modificando e ainda iria modificar bastante a cultura.
Ele caracterizava a nova mídia como um sistema de alcance global, interativo e que integra todos os meios de comunicação social.
Hoje, mais de 20 anos depois, percebemos que Castells estava correto. De fato, a cultura da tecnologia digital muda o cotidiano da sociedade e muda também o dia a dia de uma empresa.
O ideal seria utilizar a comunicação offline e online?
Na maioria dos casos, as comunicações online e offline se completam.
Então, escolher se você vai usar a comunicação tradicional ou digital no seu empreendimento é importante, pois não é simplesmente trocar uma mídia por outra.
Os formatos e estratégias de peças publicitárias são diferentes. Para você empreender, é preciso identificar essas oportunidades e desafios.
Porém, para que haja uma boa comunicação na sua empresa, é necessário conhecer a sua persona, melhor linguagem, canal a ser utilizado e mídia mais indicada para se comunicar com o seu público.
Sendo assim, pode-se usar meios de comunicação tradicionais ou digitais, ou ambos. A comunicação tem que ser alinhada de acordo com as necessidades do seu negócio.
Ah, lembra do exemplo que eu te dei de Joana que é uma doceira e levou banner, panfleto e cartões de visita para Feira de Gastronomia? Pois é, na Feira que ela participou, as pessoas pediram algumas receitas e ela ficou de disponibilizá-las nos canais de comunicação.
Além das redes sociais, onde já divulgava o seu negócio, ela também criou um blog para colocar informações detalhadas da sua doceria e também publicar as receitas para os seus clientes.
Nesse caso, percebe-se que Joana Brigaderia utiliza as mídias offline e online para divulgar os doces do negócio.
Para finalizar, o importante é que fique claro aqui que é necessário investir e fazer um planejamento estratégico em marketing e comunicação para conquistar novos mercados e atingir o público existente de uma maneira efetiva.
Em outras palavras, a comunicação precisa ser social e educativa. A venda do seu produto ou serviço vem como consequência.
Ainda ficou em dúvida? Não sabe qual é a melhor mídia para ser utilizada no seu negócio? Já estou aguardando o seu contato.